quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Brasil na Copa das Confederações

     


 Quando o técnico da seleção brasileira, Felipão, divulgou a lista dos jogadores convocados para a Copa das Confederações 2013, muitos torcedores ficaram surpresos e insatisfeitos com algumas ausências. Para muitos Ronaldinho Gaúcho, Ramires e Jô tinham plenas condições de estar no grupo dos convocados.
         
     




Ronaldinho Gaúcho, Jô e Ramires eram nomes esperados mas, ficaram fora da lista final por opção do treinador.







Passada a polêmica convocação já está quase na hora de nossa seleção se  reunir, a competição iniciará no dia 15 de junho em Brasília, no jogo entre Brasil e Japão.
        De acordo com o cronograma da CBF a apresentação da equipe ocorrerá no dia 28 de maio no Rio de Janeiro. Lá, no dia 2 de junho ocorrerá, no Estádio do Maracanã, um amistoso entre Brasil e Inglaterra.
No mesmo dia o Brasil deverá seguir para Goiânia onde fará o resto dos treinos, ainda antes da estreia contra o Japão nossa seleção terá um amistoso contra a França em Porto Alegre no dia 9 de Junho.
         Os participantes da Copa das Confederações são os seis campeões continentais, o atual Campeão da Copa do Mundo e o país sede da próxima Copa. A edição de 2013 no Brasil contará com: Brasil, Espanha Itália, Japão, Uruguai, México, Taiti e Nigéria.


SELEÇÃO BRASILEIRA - RETROSPECTO


  • Desde que a Copa Rei Fahd passou a se chamar Copa das Confederações já aconteceram seis edições do torneio (1997; 1999; 2001; 2003; 2005 e 2009). Nossa seleção esteve em todas elas.
  • Somos também os maiores vencedores da Copa com 3 títulos (1997; 2005 e 2009).


quarta-feira, 8 de maio de 2013

A AGUARDADA FINAL DA UEFA EUROPA LEAGUE

                O Benfica de Portugal e o Chelsea da Inglaterra farão no dia 15/05/13 a final da UEFA Europa League 2013. O jogo acontecerá em Amsterdã, Holanda no Amsterdam Arena. O jogo é muito aguardado pelos torcedores do clube inglês, se o Chelsea vencer a partida será o primeiro time da história a conquistar em temporadas seguidas os dois grandes títulos do futebol Europeu, a UEFA Champions League e a UEFA Europa League.
                  Os dois times entraram direto na segunda fase da competição  pois foram eliminados da Champions League 2013 na primeira fase, contudo ficaram na terceira posição de seus grupos.
                                                     
                                           
           BENFICA- CAMINHO ATÉ A FINAL

  • Na primeira série da fase eliminatória o time português venceu o Bayer Leverkusen nos dois jogos. 1x0 na Alemanha e 2x1 em casa.
  • Nas oitavas de final o time passou pelo Bordeaux da França. Venceu em casa por 1x0 e na França por 3x2.
  • Nas quartas de final o Benfica venceu o Newcastle em Portugal por 3x1 e empatou em 1x1 na Inglaterra.
  • O time chegou à final após derrotar o Fenerbahce da Turquia nas semifinais. Perdeu na casa do adversário por 1x0 e garantiu a classificação em casa quando venceu o jogo de volta por 3x1.





A principal aposta do time de Portugal é o atacante paraguaio Óscar Cardozo que já marcou 6 gols nessa UEFA Europa League.






       CHELSEA- CAMINHO ATÉ A FINAL

  • Na primeira série da fase eliminatória os ingleses passaram pelo Sparta Praga da República Tcheca. Venceram em casa por 1x0 e empatarm fora em 1x1.
  • Nas oitavas de final o time perdeu fora de casa para o Steaua Bucharest da Romênia por 1x0 e venceu em casa por 3x1.
  • Nas quartas de final os ingleses passaram pelo Rubin Kazan da Rússia. Vitória em casa por 3x1 e derrota fora por 3x2
  • Chegaram à grande final após vener o Basel nos dois jogos das semifinais, 2x1 na Suíça e 3x1 na Inglaterra.


O brasileiro David Luiz é um dos destaques do Chelsea para a final. O Zagueiro  marcou nos dois jogos das semifinais.
O jogador enfrentará nessa final o seu ex-clube.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os Novos Reis Do Fußball

        A evolução do futebol alemão nos últimos anos é notável, tanto por parte dos seus clubes quanto por parte da seleção nacional. O futebol rápido, ofensivo e dinâmico foi adicionado à tradicional disciplina tática dos alemães.
        A torcida também é fora de série, de acordo com a empresa, Pluri Consultoria a Bundesliga tem uma média de 45 mil torcedores por jogo e 93% de ocupação dos estádios. É a maior média do mundo.







Os resultados dessa evolução alemã são facilmente perceptíveis, a seleção nacional ficou em terceiro lugar nos últimos dois mundiais (2006 e 2010). O Bayern de Munique foi finalista da UEFA Champions League em 2010 e 2012 (nas duas ocasiões a equipe ficou com o vice-campeonato). Agora a final da Champions de 2013 será pela primeira vez completamente alemã, o Borrusia Dortmund enfrentará o 
                                    Bayern de Munique (novamente ele), em Wembley, no dia 25/05.
                                                     . 
                                                     

SELEÇÃO-HISTÓRICO:
A Alemanha Ocidental conquistou a Copa do Mundo FIFA três vezes:
  • Em 1954, na Suíça;
  • Em 1974, em Munique (na época Alemanha Ocidental)
  • E em 1990, na Itália.
Contudo, desde a reunificação do país nenhum título mundial foi conquistado.

O FUTEBOL E O POVO ALEMÃO
       O que pouca gente conhece é o caráter social que pode ter o futebol. Durante a época do nazismo, os alemães foram condenados por se basearem em um nacionalismo extremo,  o chamado ultranacionalismo alemão. Com a derrota na segunda guerra mundial e a descoberta das atrocidades praticadas pelo governo nazista, os alemães passram a ter uma espécie de patriotismo inibido. 
       Desde a Copa de 2006, cediada na Alemanhã esse cenário vem mudando, bandeiras do país voltaram a ser estendidas pelas cidades, um nacionalismo novo vem surgindo, um de orgulho à nação que respeita todas as outras, a nação da amizade, a nação do futebol.
          De acordo com o escritor e roteirista alemão, Thomas Brussig  "o velho patriotismo morreu, o novo significa não ao velho", e "a frase tenho orgulho de ser alemão não é mais sinônimo de tenho orgulho de ser de direita".
            O que a nova geração do futebol alemão está provando é que é possível sim  conquistar o mundo, não pela guerra, não pela violência, mas sim pelo futebol. Hoje com toda certeza eu afirmo, o Mundo do Futebol é Alemão.

Agora só resta aos torcedores realizar o sonho de ver a seleção alemã conquistar pela primeira vez, desde a reunificação, o título de campeã mundial, e é bem possível que isso aconteça no Brasil em 2014. A Super Alemanha deve contar com grandes craques do futebol mundial: Neuer, Hummels, Lahm, Schweinsteiger, Gotze, Muller. Kroos, Podolski, Gomez, Draxler, Ozil, Khedira e Reus.