quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Brasil na Copa das Confederações

     


 Quando o técnico da seleção brasileira, Felipão, divulgou a lista dos jogadores convocados para a Copa das Confederações 2013, muitos torcedores ficaram surpresos e insatisfeitos com algumas ausências. Para muitos Ronaldinho Gaúcho, Ramires e Jô tinham plenas condições de estar no grupo dos convocados.
         
     




Ronaldinho Gaúcho, Jô e Ramires eram nomes esperados mas, ficaram fora da lista final por opção do treinador.







Passada a polêmica convocação já está quase na hora de nossa seleção se  reunir, a competição iniciará no dia 15 de junho em Brasília, no jogo entre Brasil e Japão.
        De acordo com o cronograma da CBF a apresentação da equipe ocorrerá no dia 28 de maio no Rio de Janeiro. Lá, no dia 2 de junho ocorrerá, no Estádio do Maracanã, um amistoso entre Brasil e Inglaterra.
No mesmo dia o Brasil deverá seguir para Goiânia onde fará o resto dos treinos, ainda antes da estreia contra o Japão nossa seleção terá um amistoso contra a França em Porto Alegre no dia 9 de Junho.
         Os participantes da Copa das Confederações são os seis campeões continentais, o atual Campeão da Copa do Mundo e o país sede da próxima Copa. A edição de 2013 no Brasil contará com: Brasil, Espanha Itália, Japão, Uruguai, México, Taiti e Nigéria.


SELEÇÃO BRASILEIRA - RETROSPECTO


  • Desde que a Copa Rei Fahd passou a se chamar Copa das Confederações já aconteceram seis edições do torneio (1997; 1999; 2001; 2003; 2005 e 2009). Nossa seleção esteve em todas elas.
  • Somos também os maiores vencedores da Copa com 3 títulos (1997; 2005 e 2009).


quarta-feira, 8 de maio de 2013

A AGUARDADA FINAL DA UEFA EUROPA LEAGUE

                O Benfica de Portugal e o Chelsea da Inglaterra farão no dia 15/05/13 a final da UEFA Europa League 2013. O jogo acontecerá em Amsterdã, Holanda no Amsterdam Arena. O jogo é muito aguardado pelos torcedores do clube inglês, se o Chelsea vencer a partida será o primeiro time da história a conquistar em temporadas seguidas os dois grandes títulos do futebol Europeu, a UEFA Champions League e a UEFA Europa League.
                  Os dois times entraram direto na segunda fase da competição  pois foram eliminados da Champions League 2013 na primeira fase, contudo ficaram na terceira posição de seus grupos.
                                                     
                                           
           BENFICA- CAMINHO ATÉ A FINAL

  • Na primeira série da fase eliminatória o time português venceu o Bayer Leverkusen nos dois jogos. 1x0 na Alemanha e 2x1 em casa.
  • Nas oitavas de final o time passou pelo Bordeaux da França. Venceu em casa por 1x0 e na França por 3x2.
  • Nas quartas de final o Benfica venceu o Newcastle em Portugal por 3x1 e empatou em 1x1 na Inglaterra.
  • O time chegou à final após derrotar o Fenerbahce da Turquia nas semifinais. Perdeu na casa do adversário por 1x0 e garantiu a classificação em casa quando venceu o jogo de volta por 3x1.





A principal aposta do time de Portugal é o atacante paraguaio Óscar Cardozo que já marcou 6 gols nessa UEFA Europa League.






       CHELSEA- CAMINHO ATÉ A FINAL

  • Na primeira série da fase eliminatória os ingleses passaram pelo Sparta Praga da República Tcheca. Venceram em casa por 1x0 e empatarm fora em 1x1.
  • Nas oitavas de final o time perdeu fora de casa para o Steaua Bucharest da Romênia por 1x0 e venceu em casa por 3x1.
  • Nas quartas de final os ingleses passaram pelo Rubin Kazan da Rússia. Vitória em casa por 3x1 e derrota fora por 3x2
  • Chegaram à grande final após vener o Basel nos dois jogos das semifinais, 2x1 na Suíça e 3x1 na Inglaterra.


O brasileiro David Luiz é um dos destaques do Chelsea para a final. O Zagueiro  marcou nos dois jogos das semifinais.
O jogador enfrentará nessa final o seu ex-clube.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os Novos Reis Do Fußball

        A evolução do futebol alemão nos últimos anos é notável, tanto por parte dos seus clubes quanto por parte da seleção nacional. O futebol rápido, ofensivo e dinâmico foi adicionado à tradicional disciplina tática dos alemães.
        A torcida também é fora de série, de acordo com a empresa, Pluri Consultoria a Bundesliga tem uma média de 45 mil torcedores por jogo e 93% de ocupação dos estádios. É a maior média do mundo.







Os resultados dessa evolução alemã são facilmente perceptíveis, a seleção nacional ficou em terceiro lugar nos últimos dois mundiais (2006 e 2010). O Bayern de Munique foi finalista da UEFA Champions League em 2010 e 2012 (nas duas ocasiões a equipe ficou com o vice-campeonato). Agora a final da Champions de 2013 será pela primeira vez completamente alemã, o Borrusia Dortmund enfrentará o 
                                    Bayern de Munique (novamente ele), em Wembley, no dia 25/05.
                                                     . 
                                                     

SELEÇÃO-HISTÓRICO:
A Alemanha Ocidental conquistou a Copa do Mundo FIFA três vezes:
  • Em 1954, na Suíça;
  • Em 1974, em Munique (na época Alemanha Ocidental)
  • E em 1990, na Itália.
Contudo, desde a reunificação do país nenhum título mundial foi conquistado.

O FUTEBOL E O POVO ALEMÃO
       O que pouca gente conhece é o caráter social que pode ter o futebol. Durante a época do nazismo, os alemães foram condenados por se basearem em um nacionalismo extremo,  o chamado ultranacionalismo alemão. Com a derrota na segunda guerra mundial e a descoberta das atrocidades praticadas pelo governo nazista, os alemães passram a ter uma espécie de patriotismo inibido. 
       Desde a Copa de 2006, cediada na Alemanhã esse cenário vem mudando, bandeiras do país voltaram a ser estendidas pelas cidades, um nacionalismo novo vem surgindo, um de orgulho à nação que respeita todas as outras, a nação da amizade, a nação do futebol.
          De acordo com o escritor e roteirista alemão, Thomas Brussig  "o velho patriotismo morreu, o novo significa não ao velho", e "a frase tenho orgulho de ser alemão não é mais sinônimo de tenho orgulho de ser de direita".
            O que a nova geração do futebol alemão está provando é que é possível sim  conquistar o mundo, não pela guerra, não pela violência, mas sim pelo futebol. Hoje com toda certeza eu afirmo, o Mundo do Futebol é Alemão.

Agora só resta aos torcedores realizar o sonho de ver a seleção alemã conquistar pela primeira vez, desde a reunificação, o título de campeã mundial, e é bem possível que isso aconteça no Brasil em 2014. A Super Alemanha deve contar com grandes craques do futebol mundial: Neuer, Hummels, Lahm, Schweinsteiger, Gotze, Muller. Kroos, Podolski, Gomez, Draxler, Ozil, Khedira e Reus.







segunda-feira, 29 de abril de 2013

A COPA DO MUNDO VIVA

         Não, o título não está escrito errado. Este artigo é sobre a Copa do Mundo VIVA, um mundial de futebol realizado por uma entidade chamada NF-Board e que reúne as seleções de nações que não são filiadas a Federação Internacional de Futebol (FIFA).
          As seleções participantes da Copa do Mundo VIVA  representam nações que não são reconhecidas como Estados, e por isso não podem também ser reconhecidas pela FIFA.
       
        Já aconteceram 5 edições do torneio:

  • Em 2006 aconteceu a primeira edição, a Copa foi disputada na Occitânia e foi vencida pela seleção da Lapônia.
  • Em 2008 a Padânia venceu o torneio que foi disputado na Lapônia.
  • Em 2009 a seleção da Padânia conquistou o bicampeonato em casa.
  • E a Padânia foi tricampeã na Copa de Gozo de 2010
  • Na última edição, que foi disputada no Curdistão a seleção anfitriã se sagrou campeã.
       Sabe-se que a sexta edição será disputada em 2014, contudo ainda não foi definido o local.


Foto da seleção da Padânia, tricampeã da VIVA WORLD CUP.













A seleção que vence o mundial VIVA é coroada com o troféu Nelson Mandela.










Nós sul-americanos temos um representante filiado à NF-Board, é a seleção da Ilha de Páscoa.



                                       






quarta-feira, 24 de abril de 2013

As maiores promessas do futebol mundial

          O futebol está em constante renovação, a cada ano novas promessas do esporte surgem nos gramados de todo mundo. E como os times estão prestando cada vez mais atenção em suas categorias de base os jogadores estão chegando ao futebol profissional  mais preparados, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
          Há aqueles jogadores que, além de estarem bem preparados, possuem enorme talento. Esses passam a ser considerados pelos torcedores, dirigentes, colegas de profissão e principalmente pela mídia esportiva, as promessas do futebol. Confira algumas dessas promessas na lista abaixo, todos os atletas dela tem até 20 anos de idade.

David Alaba -Lateral- 20 anos

O austríaco Alaba é lateral esquerdo do Bayern de Munique. Aos 19 anos foi eleito o melhor jogador austríaco do mundo. Hoje com 20 já é bicampeão da Bundesliga ,foi vice da Champion League em 2012 e seu time está nas semifinais da Champions deste ano.
Está no Bayern de Munique desde as categorias de base.




Julian Draxler -Meia- 19 anos
O alemão Draxler estreou como profissional aos 17 anos (2011) pelo Schalke e já é considerado um dos melhores jogadores da Bundesliga.
Vem sendo frequentemente convocado para defender sua seleção.
Há rumores de que o jogador possa defender o Real Madrid na próxima temporada.


Lucas Moura -Meia- 20 anos
Lucas é uma das principais esperanças da seleção brasileira para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.
Se transferiu do São Paulo para o Paris Saint-Germain pelo valor de 43 milhões de euros.
Hoje é um dos destaques do campeonato francês.



Mario Gotze -Meia- 20 anos
 O jogador alemão joga pelo Borussia Dortmund, mas já foi anunciado que defenderá o Bayern de Munique na próxima temporada.
Destaca-se pelo enorme poder de criação e pela velocidade. Gotze ajudou o Borussia a chegar nas semifinais da Champions desse ano (o time tem grandes chances de chegar à final) e defende também a seleção alemã.
Para muitos já deixou de ser promessa e é uma realidade do futebol.



Mohamed Salah -Atacante- 20 anos
O egípcio defende o Basel da Suíça e a seleção de seu país. Atualmente seu clube está nas semifinais da UEFA Europa League. No campeonaato suíço o jogador é um dos destaques.
É um dos principais jogadores africanos do mundo.



Stephan El Shaarawy -Atacante- 20 anos
O jogador italiano  foi o mais jovem a jogar no campeonato italiano, com 16 anos estreou pelo Genoa na Serie A (2008).
Na temporada 2010/11 defendeu o Padova pela Serie B do italiano e foi considerado o melhor jogador da competição.
Hoje é um dos destaques do Milan e faz parte do grupo da seleção italiana.


Raphael Varane - Zagueiro- 19 anos
O francês que completa 20 anos no dia 25 de abril é um dos destaques do Real Madrid na temporada e atua também pela seleção francesa.
Já é considerado um dos melhores do mundo em sua posição.
Confira uma matéria completa so Varane, que foi publicada por esse blog no dia 13/04/13. http://soretranca.blogspot.com.br/2013/04/raphael-varane.html



O tema desse artigo foi sugerido pelo nosso leitor Brenno Siqueira.












                                                 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

''Brasigajos"


          No Brasil existem milhares de jogadores de futebol profissional, mas apenas uma parte despresível destes tem a chance de vestir a camisa amarelinha durante a carreira. Por isso é grande o número de brasileiros que conseguiram a dupla cidadania para asssim poder defender outras seleções e estar nos mais importantes torneios internacionais.
 Na seleção de Portugal, por exemplo, alguns ''brasukas'' fizeram enorme sucesso. Confira.




PEPE-Zagueiro
  Képler Laveran Lima Ferreira (Pepe) nasceu em Maceió/Al. Foi formado nas categorias de base do CRB e se transferiu ainda muito jovem para o futebol português, lá o jogador se destacou muito pelo seu estilo aguerrido de jogo, sobretudo no Porto. 
   Se naturalizou português e vem sendo convocado para os jogos da seleção lusitana desde 2007. Atualmente joga pelo Real Madrid.




DECO-Meia
    
Anderson Luís de Souza (Deco) é paulista de São Bernardo do Campo. Jogou no Brasil nas categorias de base do Corinthians e depois no CSA de Alagoas. Depois foi transferido para o futebol portugês onde se destacou, principalmente no Porto. Depois disso foi só uma questão de tempo até o meia adiquirir a dupla cidadania.
     É considerado um dos melhores jogadores da seleção portuguesa de todos os tempos, esteve nas Copas do Mundo de 2006 e 2010 e nas Eurocopas de 2004 e 2008.
      A principal característica de Deco é o toque de bola perfeito, atuou por grandes clubes do futebol mundial como Barcelona, Chelsea, e hoje joga pelo atual campeão brasileiro, Fluminense.
     Esse bem que poderia ter jogado pela seleção brasileira, não?







LIEDSON-Atacante
Liedson da Silva Muniz é natural da Cairu/BA, foi revelado pelo time baiano Poções, entretanto foi no Coritiba que o jogador depontou. Depois disso jogou no Flamengo e no Corinthians, sempre marcando muitos gols. Em 2003 ele se transferiu para o Sporting Clube de Portugal, o jogador atuou tão bem que se transformou em ídolo da torcida e terror dos adversários.
Em 2009 conseguiu concluir o processo de cidadania portuguesa, e foi convocado para defender Portugal na Copa do Mundo de 2010.
                                                                                  Hoje os direitos do atacante pertencem ao Flamengoe ele está emprestado ao Porto de Portugal.
                                                                                 


FELIPÃO- Técnico

      Felipão é o único da lista que não se naturalizou português. Mas, é impossível falar de brasileiros que fizeram sucesso na seleção portuguesa sem falar de  Luiz Felipe Scolari.
O treinador levou a seleção Lusa ao vice-campeonato da Eurocopa de 2004 e as semifinais da Copa do Mundo de 2006.
       Além do mais foi quem acreditou no talento de Cristiano Ronaldo quando levou o então menino de 19 anos para a Eurocopa de 2004.
       Até hoje, Scolari é tido como um grande ídolo pelos torcedores de Portugal.












quarta-feira, 17 de abril de 2013

OS GIGANTES DOS GRAMADOS

           Quem é o maior jogador de futebol de todos os tempos? A resposta para a maioria é clara, Pelé. Contudo, se adotarmos ''maior'' no sentido de altura, estatura física veremos que Pelé fica muito atrás desse trio aqui. Esse artigo reúne os três jogadores mais altos do futebol mundial.


Yang Changpeng- 2,05m

O chinês natural de Wuhan nasceu em 1989, é atacante no clube Chengdu Blades de seu país.
Em sua última temporada, entrou em campo 6 vezes, jogou por 114 minutos  e não marcou nenhum gol.














Vanjia Ivesa- 2,05m

O croata de 35 anos atua como goleiro do Elazığspor da Turquia. Nessa temporada (2012/2013), foi o titular do time turco em 29 partidas.
















Kristof van Hout- 2,08m

O goleirão belga tem 26 anos e joga no Genk, clube de seu país. Foi o goleiro titular de sua equipe na temporada 2012/13 por 17 vezes.
       Ter 2,08m deve facilitar e muito a complicada tarefa que é a defesa de uma penalidade máxima. Confira o gigante belga em ação.

































terça-feira, 16 de abril de 2013

Os Gols mais aguardados

          Vimos recentemente pelo campeonato carioca que o atacante do Fluminense, Rhayner finalmente marcou um gol depois de passar dois anos em branco. Rhayner vinha se destacando no cenário do futebol brasileiro pelas várias assistências e por sua velocidade, mas estava faltando o mais importante, bola na rede.
             O drama do jogador finalmente chegou ao fim no dia 6 de abril de 2013, quando o Fluminense venceu o Resende por 2x0 e Rhayner fez o segundo gol da partida. A felicidade do atacante, dos seus companheiros e da torcida foi visível. E até o locutor esportivo pareceu estar emocionado, narrou o gol com enorme euforia.
Confira:
       


       Outro jogador que se livrou do fardo de não conseguir fazer gol foi o atacante do Botafogo, Rafael Marques. Ele voltou a marcar na noite de 16/03/13, quando o seu time venceu o Quissamã por 4x0 na primeira rodada da Taça Rio. Foi o fim de um jejum de uma ano, a emoção tomou conta de todo time,  confira no vídeo com a narração de um radialista Carioca:

 
Com certeza o caso mais surpreendente é o de Tony Hibbert, o zagueiro do Everton marcou no dia 05/08/12 o seu primeiro gol na carreira de 12 anos como profissional. Como ele jogou a vida inteira pelo time do Everton a torcida fez uma enorme festa com essa conquista do jogador, inúmeras pessoas invadiram o gramado de jogo. O vídeo do lance é incrível. Vejam:

















domingo, 14 de abril de 2013

Os verdadeiros artistas da bola

       Quem nunca se deparou com duas pessoas que são muito parecidas mesmo sem serem irmãs, parentes, muitas vezes as duas nem mesmo se conhecem.
        Tem muito astro de futebol que parece irmão gêmeo de artistas da tv e do cinema. Vejam aí.


A semelhança entre Paulo Henrique Ganso(esq) e o ator de ''Transformers'' Shia La Beouf é imensa, não acham?








O que dizer de Diego Souza (esq)

e o ator Cauã Reymond?


                                                   












O jogador alemão Michael Ballack (esq) parece irmão do ator de Holywood Matt Damom.










O goleiro Rogério Ceni (esq) lembra muito o apresentador Luciano Huck











 Daniel Alves(esq) é bem parecido com o lutador do UFC que participou do Reality Show TUFBrasil 1, Hugo Wolverine. A única diferença é que um só tem barba onde o outro não tem.
 Tá certo que o árbitro Jean Pierre Gonçalves (esq) não é um astro do futebol, contudo ninguém pode negar que ele é a cara do ator de Holywood, Vin Diesel.













AS GOLEADAS DA COPA DO BRASIL

       Todo fã de futebol que acompanha a Copa do Brasil sabe que é comum ver nas fases inicias dessa competição jogos com placares elásticos. Tudo isso graças ao regulamento da competição que favorece os clubes considerados grandes, umas vez que estes sempre enfrentam na primeira fase times de menor expressão no cenário do futebol brasileiro.



A maior goleada da Copa do Brasil desse ano( até agora) foi a aplicada pelo Atlético/GO sobre o Cametá/PA.
O time goiano venceu por 7x0.




 E a competição já apresentou goleadas muito maiores, em três delas os times vencedores chegaram aos dois dígitos.



Na noite de 10 de março de 2010, o time Santos F.C, que na época contava com o super quarteto formado por Ganso, Neymar, Robinho e André derrotou o Naviraiense/MS pelo placar de 10x0.

Os destaques da partida foram André que balançou a rede três vezes, e Neymar que marcou dois gols de placa.




Em 28/03/2001 o São Paulo de Kaká, Luís Fabiano, França e Júlio Batista goleou o Botafogo/PB também pelo placar de 10x0.

Na ocasião França marcou três gols e tanto Júlio Batista quanto Luís Fabiano balançaram a rede duas vezes.



A maior goleada da história da competição ocorreu em 28/02/1991, quando o Atlético/MG venceu o Caiçara/PI por 11x0.

O destaque do jogo foi o atacante do Galo, Gérson (foto), que marcou 5 gols.









            Relembre o segundo gol marcado por Neymar na vitória do Santos sobre o Naviraiense/MS



                       

     







         

sábado, 13 de abril de 2013

''Bem amigos''; ''Não, não é assim"; ''Ih, que desegradável''; ''Que beleza''. Isso é Locução esportiva.

            Futebol não é só gol, defesa, raça, drible, show. É também locução. Os bordões dos principais narradores não saem da cabeça dos torcedores, são gritados por todo peladeiro no momento de um belo gol, ou de uma enorme pixotada, nos campos de várzea espalhados pelo Brasil.
            Relembre então diversos bordões dos principais locutores esportivos do nosso país.

Galvão Bueno. Para muitos o melhor locutor esportivo da atualidade, é o número um da Tv Globo. Eternizou bordões como:

  • ''Bem, amigos''.
  • ''Haja coração''.
  • "Dá de bico que vale taça''.
  • ''Pode isso, Arnaldo?''.
  • ''É meu amigo, Brasil e Argentina é sempre Brasil e Argentina''.




O goiano Téo José é atualmente um dos principais locutores esportivos da Tv Bandeirantes. Além de narrar futebol, se destaca também nas transmissões de Fórmula Indy. Seus principais bordões são:

  • "Não, não é assim''.
  • ''Não perde mais''.


Milton Leite é narrador de futebol do canal fechado Sportv. Faz a cada partida de futebol se tornar muito engraçada quando solta seu épico ''que beleza''.
Ele também tem o costume de tentar traduzir o que o jogador está falando e até pensando.








João Guilherme:
Fez sucesso durante muitos anos no Sportv e atualmente trabalha no Fox Sports. É lembrado por bordões como:

  • ''Ih, que desagradável''
  • ''Inacreditável''
  • É gol...(pausa de alguns segundos)  gooooooool









Sílvio Luiz é com toda certeza o maior criador de bordões da locução esportiva brasileira. Seguem aí alguns famosos:

  • ''Olho no lance''
  • ''Vai mandar lá no meio do pagode.''
  • ''Pelo amor dos meus filinhos''.
  • ''Foi, foi, foi, foi ele''
  • ''Manda um sapato''
  • ''Quê que eu vou dizer lá em casa''


Vejam aí um ''Não, não é assim'' do Téo José. Na minha opinião o melhor bordão de locução esportiva.