sexta-feira, 19 de abril de 2013

''Brasigajos"


          No Brasil existem milhares de jogadores de futebol profissional, mas apenas uma parte despresível destes tem a chance de vestir a camisa amarelinha durante a carreira. Por isso é grande o número de brasileiros que conseguiram a dupla cidadania para asssim poder defender outras seleções e estar nos mais importantes torneios internacionais.
 Na seleção de Portugal, por exemplo, alguns ''brasukas'' fizeram enorme sucesso. Confira.




PEPE-Zagueiro
  Képler Laveran Lima Ferreira (Pepe) nasceu em Maceió/Al. Foi formado nas categorias de base do CRB e se transferiu ainda muito jovem para o futebol português, lá o jogador se destacou muito pelo seu estilo aguerrido de jogo, sobretudo no Porto. 
   Se naturalizou português e vem sendo convocado para os jogos da seleção lusitana desde 2007. Atualmente joga pelo Real Madrid.




DECO-Meia
    
Anderson Luís de Souza (Deco) é paulista de São Bernardo do Campo. Jogou no Brasil nas categorias de base do Corinthians e depois no CSA de Alagoas. Depois foi transferido para o futebol portugês onde se destacou, principalmente no Porto. Depois disso foi só uma questão de tempo até o meia adiquirir a dupla cidadania.
     É considerado um dos melhores jogadores da seleção portuguesa de todos os tempos, esteve nas Copas do Mundo de 2006 e 2010 e nas Eurocopas de 2004 e 2008.
      A principal característica de Deco é o toque de bola perfeito, atuou por grandes clubes do futebol mundial como Barcelona, Chelsea, e hoje joga pelo atual campeão brasileiro, Fluminense.
     Esse bem que poderia ter jogado pela seleção brasileira, não?







LIEDSON-Atacante
Liedson da Silva Muniz é natural da Cairu/BA, foi revelado pelo time baiano Poções, entretanto foi no Coritiba que o jogador depontou. Depois disso jogou no Flamengo e no Corinthians, sempre marcando muitos gols. Em 2003 ele se transferiu para o Sporting Clube de Portugal, o jogador atuou tão bem que se transformou em ídolo da torcida e terror dos adversários.
Em 2009 conseguiu concluir o processo de cidadania portuguesa, e foi convocado para defender Portugal na Copa do Mundo de 2010.
                                                                                  Hoje os direitos do atacante pertencem ao Flamengoe ele está emprestado ao Porto de Portugal.
                                                                                 


FELIPÃO- Técnico

      Felipão é o único da lista que não se naturalizou português. Mas, é impossível falar de brasileiros que fizeram sucesso na seleção portuguesa sem falar de  Luiz Felipe Scolari.
O treinador levou a seleção Lusa ao vice-campeonato da Eurocopa de 2004 e as semifinais da Copa do Mundo de 2006.
       Além do mais foi quem acreditou no talento de Cristiano Ronaldo quando levou o então menino de 19 anos para a Eurocopa de 2004.
       Até hoje, Scolari é tido como um grande ídolo pelos torcedores de Portugal.












Um comentário: