sábado, 25 de abril de 2015

Extinção dos camisas 10?

FALA, RETRANQUEIROS!

Hoje vamos analisar o que está acontecendo com os nossos camisas 10 do futebol, ou melhor, os nossos jogadores que atuam como um verdadeiro 10, porque hoje em dia, ''até goleiros estão utilizando essa gloriosa numeração''.

Maradona (à esq.) e Zico, craques que honraram a 10.

Antigamente, a maioria esmagadora dos times costumavam dar a típica camisa ao maestro da equipe, aquele ser criativo muito técnico, que tinha ótimo controle de bola, distribuía passes magníficos, ditava o ritmo do jogo e muitas vezes, também, entrava na área para concluir a jogada. Já hoje em dia, é mais comum encontrar atacantes com essa numeração, sendo possível também, encontrar a 10 com meias rápidos que jogam pelas beiradas e com segundos-volantes mais ofensivos. Encontrá-la em outras áreas do campo já se torna algo inusitado ou até mesmo ''desleixado''.

Ibrahimovic, atacante do PSG que usa a camisa 10.

Mas por que os camisas 10 estão desaparecendo?

Bem, aponta-se por aí que com a modernização do futebol, os clubes buscam jogadores com bastante explosão física e velocidade para ter um time competitivo e aguentar a grande maratona de jogos, fazendo assim, o futebol mais mecânico e rápido. Porém, plantou-se uma dúvida: os maestros não se adaptaram ainda ao futebol moderno ou o futebol moderno está ''marginalizando'' os nossos meias clássicos? Talvez eles já estejam se adaptando, jogando em uma posição do campo que facilita esse trabalho mecânico do time, como por exemplo, os já citados segundos-volantes, que possuem bastante técnica e que ditam o ritmo do jogo, além de ajudarem na marcação.

Eis a grande pergunta: serão os segundos-volantes os nossos meias de ligação?

   Jack Wilshere, segundo-volante do Arsenal que faz a
transição do meio para o ataque.


Ainda há verdadeiros camisas 10 em atividade?

Sim. São jogadores raros que desempenham essa função da maneira tradicional, mas que tiveram que se tornar mais rápidos para acompanhar o ritmo do ataque e que se mantém em evidencia no futebol hoje, que é o caso dos atletas Iniesta, David Silva, James Rodríguez e Di María. Özil, Arda Turan e Sneijder são meias um pouco mais lentos, mas que possuem o talento necessário para desempenharem essa função.

Andrés Iniesta, usa a 8 e joga como um verdadeiro 10.


Obs.: Há também craques extremamente completos e talentosos em campo, que fazem história no futebol e que mereceram e merecem brilhar com a camisa 10, pois atuam em qualquer área do setor ofensivo, que é o caso do Rei Pelé, de Johan Cruijff e de Lionel Messi.

     Pelé, maior jogador da história do futebol, que
obviamente vestia a 10.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa observação amigo. O futebol moderno, com novas táticas e cada vez mais dependente da disposição física de seus atletas vem extinguindo o futebol artístico e os míticos camisas 10.

    ResponderExcluir